Fluxograma

Autor: Abel de Araújo Souza

O fluxograma é uma representação do fluxo das operações de um determinado processo. Também conhecido como Flow-chart, essa ferramenta da qualidade consiste em demonstrar graficamente uma sequência de trabalho qualquer, desde que as operações, responsáveis e departamentos envolvidos sejam visualizados no processo.

O fluxograma é bastante utilizado nas organizações porque descreve com maior rapidez os métodos e rotinas administrativas e facilita a leitura e entendimento dos mesmos, pois utiliza-se de demonstração gráfica (o ser humano consegue entender melhor uma mensagem, quando esta é acompanhada de imagens).

Sua estrutura básica é formada por 3 módulos: Início (assunto a ser considerado no planejamento), Processo (operações), e Fim (fim do processo). Todas essas etapas são representadas por símbolos geométricos. Os principais pré-requisitos para construir um fluxograma é conhecer o processo e a simbologia adequada.

Na montagem do fluxograma todas as pessoas devem estar envolvidas, isto é, pessoas que realmente participam do processo. É aconselhável também a presença de uma pessoa experiente na ferramenta, que saiba usar a simbologia corretamente, evitando que o fluxograma se torne ilegível para terceiros, pois para qualquer ação em uma organização é necessário coerência nas ações e transparência nas comunicações.

Dessa forma, a correta utilização do fluxograma proporcionará diversas vantagens para a organização, evitando o retrabalho, permitindo a identificação de falhas, ganhando tempo nas implantações de atividades e reduzindo custos operacionais. A empresa terá um mapa abrangente de todos os seus processos e valiosas vantagens que não se teriam com a ausência do fluxograma.



REFERÊNCIAS:

http://www.eps.ufsc.br/disserta96/rossato/cap3/capitulo3.htm
www.taniazambelli.com.br/artigos/12_taniazambelli_com_br.doc

0 comentários:

Postar um comentário