Logística Empresarial - CLM (Council of Logistics Management)

Autor: Tony Alex de Moura

Atualmente a logística empresarial vem ganhando espaço no mercado global. Apesar de ser um conceito relativamente novo, as empresas consecutivamente desenvolveram atividades relacionadas ao transporte, estoque e distribuição de produtos e suprimento, atuando fortemente na organização facilitando assim as operações referentes a outros setores da organização.

A CLM (Council of Logistics Management) - Conselho de Gestão da Logística - quer nos passar a idéia de planejamento juntamente com o controle efetivo de todo o processo desde a aquisição da matéria prima até a entrega do produto acabado, respeitando as exigências do cliente.

Nesse sentido, GREEN (1991) afirma que a logística surge para incluir todo o suporte necessário para a introdução de um novo produto ou mudanças significantes em um produto existente. Normalmente, isso requer treinamento, desenvolvimento de técnicas de publicidade e aquisição de peças sobressalentes, ferramentas especiais e equipamentos de testes. A Logística torna-se o processo de oferecer a quantidade adequada de um determinado item no local em que este item é solicitado, no tempo certo.

A visão da logística vem mudando dentro das organizações, pois tinha uma óptica de apenas entrega do produto acabado aos consumidores, passando a ser um componente de extrema importância para gerir tudo que envolve a atividade fim da empresa, além de ser um diferencial competitivo como, por exemplo, no caso de um cliente que faz um pedido de compra a uma corporação e estabelece um prazo de entrega de dez dias, mas entregam-no em cinco dias, superando as expectativas, gerando assim um valor agregado ao seu estabelecimento, pois produtos e serviços atualmente são bastante similares dentro do mercado competidor e a forma de entrega e manuseio desses produtos geram itens que diferem cada vez mais do mercado.


Referências

Site: http://www.omundodausinagem.com.br/edicoes/2004/1/suprimentos.pdf
Visitado: dia 14/10/2009 às 22h47min.

0 comentários:

Postar um comentário