Administração de Materiais

Autor: Wellington Firme de Carvalho

A Administração de Materiais situa-se no contexto do planejamento, coordenação, direção e controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais, desde o momento de sua obtenção até o seu consumo, para formação de estoque ou para o processo de produção.

A boa administração de matérias significa coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de operação, ou seja, disponibilizar o material certo, no local de operação certo, no instante correto e em condição utilizável ao custo mínimo.

Apóiam o ciclo primário da administração de materias: transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos e também outras atividades como embalagem de proteção, armazenagem, manuseio de materiais e manutenção de informações.

Existem quatro tipos de organização de materiais que são:

- Organização por produto/projeto;
- Organização por estágio de fabricação;
- Organização por função;
- Organização por localização.

Tudo o que consumimos, na grande maioria das vezes, chega até nós envolvido numa rígida administração de materiais, que por sua vez nos proporcionou o produto certo, na quantidade certa por um preço justo.


Referências:

BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. Trad. Hugo T. Y. Yoshizaki. São Paulo: Atlas 1993.

0 comentários:

Postar um comentário