Previsão de Vendas e Estoques de Produtos Acabados

Autor: Wagner Luis e Silva

No planejamento e controle da produção, o processo de previsão de vendas este intimamente ligado a gestão de demanda. Como o próprio nome sugere, prever as vendas, baseia-se na gestão de informações de dados/históricos registrados, para tentar elaborar relatórios para o gestor de planejamento, sendo que na maioria das vezes as previsões contém erros devido a dinâmica da demanda do mercado consumidor. O estoque de produtos acabados é de suma importância, devendo-se evitar ser muito cheio, pois demanda custos, nem pode ser ínfimo, pois pode gerar falta de material e perda de clientela pra concorrência.

Assim, qualquer processo de planejamento e controle da produção deve-se levar em consideração as necessidade e carências da previsão de vendas e o equilíbrio do estoque de produtos acabados. O melhor é planejar e observar as dificuldades e tentar passo a passo superá-las.


Referências:

CORRÊA, Henrique L.. Planejamento, programação e controle da produção MRPP II/ERP: conceitos, uso e implantação, base para SAP, Oracle Applications e outros softwares integrados de gestão. São Paulo: Atlas, 2008.

0 comentários:

Postar um comentário