Diagrama de Pareto

Autora: Sylvia A.C.T. Carvalho

No final do século XIX, analisando a distribuição da renda entre os cidadãos, o economista italiano Vilfredo Pareto concluiu que a maior parte da riqueza pertence a poucas pessoas. Essa mesma conclusão foi depois constatada em outras situações, sendo estabelecida a relação que ficou conhecida como “Principio de Pareto” ou a relação 20-80. Segundo esse princípio 20% das causas são responsáveis por 80% dos efeitos. Tem como objetivo estabelecer prioridades na tomada de decisão, a partir de uma abordagem estatística. No campo da qualidade o Dr. Juran aplicou esse princípio demonstrando que alguns poucos fatores são responsáveis pelas maiorias dos efeitos observados. Estabeleceu assim, um método que permite classificar os problemas da qualidade identificando os poucos problemas que são vitais e diferenciando dos muitos que são triviais e com isto este método foi por ele denominado “Análise de Pareto”. A forma gráfica de apresentar os dados estudados por esse método ficou conhecida como gráfico de “Pareto” ou ainda “Diagrama de Pareto”.

O gráfico de Pareto é usado sempre que for preciso ressaltar a importância relativa entre problemas ou condições, no sentido de:

a) Escolher o ponto de partida para a solução de problemas;
b) Avaliar o progresso de um processo;
c) Identificar a causa básica de um problema.

Para construir o diagrama de Pareto:

1.Defina o objetivo da análise (por exemplo: índice de rejeições).
2.Estratifique o objeto a analisar (índice de rejeições: por turno; por tipo de defeito; por máquina; por operador; por custo).
3.Colete os dados, utilizando uma folha de verificação.
4.Classifique cada item.
5.Reorganize os dados em ordem decrescente.
6.Calcule a porcentagem acumulada.
7.Construa o gráfico, após determinar as escalas do eixo horizontal e vertical.
8.Construa a curva da porcentagem acumulada. Ela oferece uma visão mais clara da relação entre as contribuições individuais de cada um dos fatores.

O diagrama de Pareto torna visivelmente claro a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. Ele consiste num gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências da maior para a menor e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de perdas. O diagrama de Pareto estabelece prioridades, isto é, mostra em que ordem os problemas devem ser resolvidos.

Verifique e teste diversas classificações, antes de fazer o diagrama definitivo
estude o problema medindo-o em várias escalas
quebre grandes problemas ou grandes causas em problemas ou causas específicas, estratificando ou subdividindo em aspectos mais específicos.



Referências:

DJAIR. Gráfico de Pareto. Lugli.org. 2008. Disponivel em:
. Acesso em: 08 dez. 2009.

GOMES, Alexandre. Princípio de Pareto. Disponivel em:
. Acesso em 08 dez. 2009.

0 comentários:

Postar um comentário