Produção em lote como uma estratégia

Autor: Bruno Romenig Dantas

A fabricação de mais de um tipo de produto e os mesmos sendo similares, podemos denominar uma produção em lote.

Esse tipo de produção torna-se uma estratégia útil para empresas que produzem para grandes clientes, mas que também trabalha com a venda de necessidades menores a partir do estoque. Essas situações na maioria das vezes são projetadas para a industrialização de produtos químicos, tais como: medicamentos, bebidas, alimentos, etc. para cada tipo de produto existem componentes associados em diferentes números de lotes e podemos identificar cada item através desse número e a partir daí saberemos todos os produtos que compõem esse “grupo”, ou seja, se um apresentar qualquer defeito podemos verificar se os outros estão com o mesmo problema.

Exemplificando: A Coca-cola- trabalha com produção em lote, se a empresa produz 100 unid. de Coca-cola zero e 100 unid. de Coca-cola então temos uma produção em lote, 1 lote do item I e 1 lote do item II, se houver algum imprevisto na fabricação e o último item do lote 1 apresentar alguma alteração podemos verificar se ocorreu o mesmo erro com o primeiro item desse lote, funcionando também como uma rastreabilidade e controle do produto.


Referências:

Andreu, D., Pascal, J., Pingaud, H. and Valette, R. (1994). Batch
processs modelling using petri nets, IEEE International Conference
on Systems, Man and Cybernetics, San Antonio, USA pp. 314 – 319.

Barros, T. and Perkusich, A. (1998a). Redes de petri: Um procedimento
de modelagem aplicado aos sistemas de produção em lotes, XII
Congresso Brasileiro de Automática pp. 1377 – 1382. Uberlândia, MG, Brasil.

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