Produção em Lotes

Autora: Elisabete de Souza Melo Sena

O planejamento e controle da produção, interagem com as diversas áreas que devem ser executadas de maneira a atingir os objetivos que foram traçados, com a finalidade de aumentar a eficiência e eficácia da empresa. Para atingir as metas que foram traçadas, o PCP tem que cumprir o seu papel apoiando o tomador de decisões logísticas a planejar os materiais comprados, a quantidade de estoques de matérias-primas e acabadas, visando ter quantidade certa no momento necessário, devido aos conflitos departamentais existentes, porque o setor de produção, vendas e estoques por situações internas querem trabalhar com estoque alto, ao passo que o financeiro diz que estoque alto significa dinheiro parado e investimento sem liquidez.

A produção por lote é um dos sistemas de PCP que, segundo Idalberto Chiavenato: é o sistema de produção utilizado por empresas que produzem uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Cada lote de produção exige um PCP específico. Como o nome indica, cada vez que um processo em lote produz um produto, é produzido mais do que um produto, com isso gera repetições nas operações. No processo por lote os volumes são maiores porque os produtos são executados repetidamente, um lote tem uma grande variedade, mas é limitada porque um produto ao ser processado em sua quantidade solicitada é finalizado e a produção passa para o próximo lote.

Segundo Idalberto Chiavenato, as principais características de PCP em produção em lotes são as seguintes:

- A empresa é capaz de produzir bens/serviços genéricos de diferentes características;
- As máquinas são agrupadas em baterias do mesmo tipo;
- Em cada lote de produção, as ferramentas devem ser modificadas e arranjadas para atender aos diferentes produtos/serviços;
- A produção em lotes exige grandes áreas de estocagem de produtos acabados e grande estoque de materiais em processamento ou em vias.

A produção em lotes impõe em eficiente PCP para permitir mudanças nos planos de produção, na medida em que os lotes vão sendo completados e novos lotes devem ser planejados. Na realidade o sucesso do processo produtivo depende diretamente do PCP.
Na produção por lote é normal que ocorra um desequilíbrio na capacidade de produção dos diferentes departamentos, tendo em vista que nem sempre a capacidade de produção é igual à dos demais departamentos, o PCP faz um programa de turnos diferentes, com a finalidade de compensar a limitação de equipamentos com o aumento de contração de mão-de-obra visando regularizar esse processo. Por se tratar de produtos em grande quantidade é necessária uma área grande para estocar a produção e consequentemente também a matéria-prima. O planejamento e controle da produção precisam ser planejados e gerenciados de forma adequada, para identificar os erros, fazendo a correção e evitar sua repetição, devendo também ser flexível as mudanças das rotinas, devido às contingências mercadológicas.


Referências:

Chiavenato, Idalberto. Planejamento e controle da produção. São Paulo: Manole, 2008.

2 comentários:

wifail disse...

muito bom, me ajudou muito. (:

Anônimo disse...

Adorei o assunto,aprendir bastante.

Postar um comentário