Capital Financeiro e Capital Econômico

Autor: Gabriel Santos Vieira

No que se diz respeito a empresas, Capital Financeiro tem como idéia geral ser um conjunto de ativos de uma organização, melhor dizendo, estão englobados neste conjunto todas as máquinas, seus móveis, suas instalações e ainda as suas contas a pagar e a receber (Ativos e Passivos), tudo que gira em torno do capital da organização. Visto no lado negociável, em uma área bancária, Capital Financeiro seria o capital utilizado pelos bancos que tem serventia de empréstimo para empresas, indústrias, tendo como principal objetivo o crescimento econômico das mesmas, logicamente sendo cobrada uma pequena porcentagem por estes empréstimos, circulando assim a economia do país nesta área de investimentos.

Capital Econômico seria uma quantia de capital necessária a uma organização que tem como finalidade principal assegurar que a empresa em tempos ruins não chegue a falir, seria como uma segurança, que utilizada por um certo período de “baixa” no mercado para aquela empresa. É sempre importante fazer os cálculos necessários para ter a margem correta do Capital Econômico da empresa, pois em um erro de cálculo, esse capital poderia não assegurar corretamente a empresa, ou mesmo não pelo tempo esperado, levando a empresa a mergulhar em juros ou até mesmo à falência.


Referências:

http://books.google.com.br/books?id=egDdAeXKTRAC&pg=PA386&lpg=PA386&dq=%22Capital+Financeiro+de+uma+empresa%22&source=bl&ots=zO6P63bypc&sig=l9zjqZr5M8r1AxHWF3JWkJYERoY&hl=pt-BR&ei=BabdSsuBE5Oj8QbOvtBh&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CAsQ6AEwAQ#v=onepage&q=%22Capital%20Financeiro%20de%20uma%20empresa%22&f=false

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AnelG6kxIG.ZG8mD_4ihT6Xx6gt.;_ylv=3?qid=20090402163509AA8e0gN

0 comentários:

Postar um comentário