Sistemas de Produção

Autora: Anna Kelly Salustiano da Silva

Hoje com o mundo capitalista, consumista e altamente competitivo em que vivemos, as organizações, sejam elas fornecedores de produtos ou serviços, adotam da melhor maneira possível um sistema de produção para garantir um bom funcionamento de suas operações, visando sempre à eficiência e eficácia do processo para também assim obter a qualidade naquilo que realiza, e por sua vez, garantir a satisfação e lealdade dos clientes, otimizar o processo produtivo e gerar lucros, assegurando sua sobrevivência no mercado.

O sistema de produção resumidamente é a forma como um produto ou serviço é gerado, são etapas que vão desde a entrada de insumos (matérias-primas ou materiais) até sua saída como produto/serviço acabado. Através do sistema de produção a organização realiza seu processo produtivo e organiza seus setores para que fiquem interligados durante o todo o processo. Com uma boa produção, a organização pode alcançar qualidade no que faz e consequentemente sucesso no mercado em que atua.
Levando-se em conta que, quem fabrica bem, vende muito, que os consumidores estão cada vez mais exigentes e a concorrência cada vez mais acirrada, entendemos a importância de um sistema de produção com excelência, bem desenvolvido e adequado, pois ele resulta em um produto/serviço de sucesso.

Podemos classificar o sistema de produção de acordo com seu desenvolvimento, sendo produção sob encomenda quando a organização produz apenas aquilo que lhe foi pedido, ou seja, produz apenas o que foi acordado junto ao seu cliente, temos a produção em lote que ocorre quando uma organização produz em quantidade limitada e por fim, a produção contínua onde a organização produz em ritmo, sem interrupções durante longo tempo.

Portanto, o sistema de produção, independente de sua classificação, é de extrema importância para uma organização, por isso deve-se se existir um trabalho minucioso, uma fiscalização, um planejamento para que tudo seja bem elaborado e o principal objetivo da empresa seja alcançado: liderança no mercado em que atua.


Referências:

Chiavenato, Idalberto. Planejamento e controle da produção. São Paulo: Manole, 2008.

Vanzolini, Carlos Alberto. Gestão de operações 2º edição. Editora Blucher, 1997.

0 comentários:

Postar um comentário