Diagrama de Pareto

Autor: Abel de Araújo Souza

O Diagrama de Pareto (ou Diagrama ABC) é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas (frequência das ocorrências, de maior para a menor). O diagrama de Pareto torna visivelmente clara a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. Ele consiste num gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências da maior para a menor e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de perdas. (Lei de Pareto: para muitos fenômenos, 80% das consequências advem de 20% das causas).

A grande aplicabilidade deste princípio à resolução dos problemas da qualidade reside precisamente no fato de ajudar a identificar o reduzido número de causas que estão muitas vezes por detrás de uma grande parte dos problemas que ocorrem. É na detecção dos 20% de causas que dão origem a 80% dos efeitos que o Diagrama de Pareto se revela uma ferramenta muito eficiente. De fato, esse diagrama estabelece que os problemas relacionados à qualidade de produtos e processos, os quais resultam em perdas, podem ser classificados em duas categorias: “poucos vitais” (representam poucos problemas que resultam em grandes perdas), e “muitos triviais” (representam muitos problemas que resultam em poucas perdas). Essa importante ferramenta institui após a valorização dos itens, a prioridade a ser dada aos problemas a serem analisados e desenvolvidos. 

O objetivo desse recurso é mostrar por ordem de importância, a contribuição de cada item para o efeito total. Para classificar oportunidades para a melhoria. É uma técnica gráfica simples para a classificação de itens desde os mais até os menos frequentes. Ele é baseado no Princípio de Pareto, que declara que muitas vezes apenas alguns itens são responsáveis pela maior parte do efeito. É um gráfico de barras verticais que associa dados variáveis com dados na forma de atributos permitindo determinar quais problemas ou assuntos resolver e qual a sua ordem de prioridade. Os dados utilizados foram reportados numa Lista de Verificação ou em uma outra fonte de coleta de dados.

0 comentários:

Postar um comentário