Just-in-time

Autora: Monica Ferreira Oliveira

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata, tendo como princípio base do JIT ( just in time) evitar enormes armazéns de estoque e de peças defeituosas, poupando espaço. Com isso o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momente exato que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, onde primeiro vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.

O Just in Time surgiu no Japão, nos anos 50 desenvolvido pela Toyota Motor Company. Com a implantação do Just in time nas fábricas o estoque de matérias primas é o suficiente para algumas horas de produção, com isto reduzindo os fornecedores, selecionando com delicadeza para proporcionar credibilidade dos mesmos de modo a assegurar a qualidade e confiabilidade do fornecimento.

O sistema Just in Time não se adapta perfeitamente a produção de muitos produtos diferentes, pois, isto requer extrema flexibilidade do sistema produtivo.
Uma das ferramentas utilizadas no sistema Just in time é o Kanban, nome dado aos "cartões" utilizados para autorizar a produção e a movimentação de materiais ao longo do processo produtivo, onde indica ao operador o que fazer, em que quantidade e onde colocar.

Tendo como objetivo melhorar o processo produtivo, redução dos custos incluindo a armazenagem, fabricação de produtos sem a devida necessidade, aumentar a qualidade dos produtos e ou serviços oferecidos, desenvolver uma equipe auto gerenciável e a busca constante pela perfeição do produto.

Referências:

Baranger, P., Huguel G., Gestão da Produção: Actores, técnicas e políticas. Edições Sílabo: 1994.

Material digital consultado:

http://student.dei.uc.pt/~elson/trabalhos/ge/jit/relatorio.html

http://www.scribd.com/doc/15028375/Administracao-Japonesa

http://www.scribd.com/doc/21525217/Just-In-Time-Kaizen-Shigeo-Shingo

http://www.wikipedia.org

0 comentários:

Postar um comentário