Relação entre Custo e Qualidade no PCP

Autora: Tázia Cilene Bezerra

A relação entre custo e qualidade no planejamento e controle da produção é de muita importância no desenvolvimento da organização para atingir a liderança no mercado tão competitivo. O Custo representa uma parte definida na organização, porque estar ligado em controlar todo o processo de entrada e saída de materiais desde sua existência até o seu consumo. No gerenciamento custos logísticos seu foco é atender todo conjunto de atividades direcionando o caminho em que a empresa deseja chegar. De forma que todos os elementos dos custos logísticos podem ser citados: custo de armazenagem, custo de manutenção do estoque, custo do transporte, custo de embalagens, custo de frotas próprias ou terceiros, custo de tecnologia da informação, custo tributário. Observando estes pontos o gestor precisa fazer um planejamento bem detalhado para evitar erros futuros como atraso na entrega do produto, falta de materiais, produto com defeitos e outros. Isso gera despesas para a empresa, assim esses processos deverão ser analisados e acompanhados para evitar resultados indesejados para a empresa.

A Gestão de Qualidade é uma união de métodos, processos e sistemas que a empresa utilizar e coloca em pratica para atender as exigências dos consumidores. Visando que esses serviços sejam diferenciados e de boa qualidade para que o consumidor/cliente esteja decidido a pagar mais pelos serviços e com isso agregar valor ao produto. No mercado o preço estar liderando como qualificador e o serviço um diferenciador na sua qualidade.


Referências:

http://pt.wikipedia.org./wiki/custos_log%C3%ADsticos. Acessado: Em 15/10/2009 às 16h:13min

http://pt.wikipedia.org/wiki/log%C3%ADtica_(qualidade). Acessado: Em 15/10/2009 às 16h:21min

Paladini,Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas,2008.

0 comentários:

Postar um comentário