Finalidades e funções do Planejamento e Controle da Produção

Autor: Janio Carlos de Lima.

Tendo em vista o mercado globalizado no qual vivenciamos, as estratégias corporativas tem sido cada vez mais significativas para se obter competitividade no âmbito empresarial. No entanto cada departamento da organização deve possuir seus planos táticos afim de alcançar produtividade e com isso atingir o máximo de eficiência no seu funcionamento.

Sendo assim, o planejamento e controle da produção possui uma competência fundamental nas operações de rotina do processo produtivo, uma vez que o PCP elabora seu planejamento, bem como executa o papel do monitoramento e acompanhamento com intuito de verificar se o plano elaborado está sendo realmente praticado ou, caso contrário, corrigir determinadas falhas, em tempo hábil, erros que eventualmente venham acontecer.

O PCP está presente em todo o processo produtivo, pois se encontra atuante antes, durante e depois no quadro geral da produção, ainda que mantenha inter-relações com os demais departamentos da organização.

A eficiência e eficácia dos processos são obtidas através do PCP juntamente com sua interdependência departamental, tais como:

Engenharia da produção - na qual fornece informações sobre o maquinário e equipamentos, bem como a programação para ajustes rotineiros (manutenção).
Suprimentos e compras - auxilia no processo de compras e estocagem de materiais obtidos pelo mercado fornecedor.
Recursos humanos - fornece suporte nas atividades de recrutamento e seleção de pessoas, para que estas sejam inseridas no quadro de colaboradores do processo produtivo.
Finanças - provê o estabelecimento de volume de capital investido em estoque (matéria-prima, produto acabado, lote econômico de compra).
Área de vendas - fornece informações de previsão de demanda e conjuntura do mercado, afim de que o PCP possa seu plano estratégico de produção.
Área de produção - recebe todo o planejamento elaborado pelo PCP para que, a partir deste, possa executar o processo baseado em parâmetros estabelecidos.

Referências bibliográficas:
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Manole, 2008.

0 comentários:

Postar um comentário